Com o objetivo de formar novos escritores, o curso on-line e gratuito Territórios da Escrita está com inscrições abertas até 30 de novembro. A formação é uma parceria do Ministério da Cultura (Minc) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O curso não tem exigência de nível de escolaridade, bastando apenas ter 18 anos completos.
As inscrições devem ser feitas no site oficial do projeto. São mil vagas disponíveis para todo o país, sendo que 25% para pessoas negras (pretos e pardos); 10% para pessoas indígenas; e 5% para pessoas com deficiência (PCD). Os candidatos das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte terão pontuação adicional de um ponto, numa escala de zero a dez.
A seleção analisará as respostas ao questionário e os comprovantes anexados. As aulas serão on-line e estão previstas para começar no dia 15 de janeiro de 2025. Quem concluir o curso receberá um certificado de extensão emitido pelo MinC e pela UFRGS.
Os 100 alunos que tiverem as maiores pontuações nos seus textos produzidos durante o curso serão contemplados com bolsa no valor de R$ 2 mil, de agosto de 2025 a janeiro de 2026, a fim de finalizarem suas obras.
De acordo com o edital, serão 50 turmas de 20 estudantes, sendo que cada turma contará com um monitor para acompanhamento dos trabalhos. O programa do curso possui sete trilhas de aprendizagens (Crônica, Conto, Dramaturgia, Literatura Infantil, Literatura Juvenil, Narrativa Longa e Pesia). Professores e escritores de referência no campo literário brasileiro ministrarão as aulas.
“Diante da dimensão continental do Brasil, aplicar-se o critério de Regionalização. Para garantir a participação de todas as regiões brasileiras neste edital, é importante adotar critérios que incentivem a diversidade e a inclusão geográfica. Esses critérios visam assegurar que o edital promova uma distribuição justa e equilibrada das bolsas em todas as regiões brasileiras, promovendo a diversidade e o acesso equitativo da diversidade”, enfatiza o edital.
O curso visa fomentar a imaginação e a criatividade dos alunos, por meio de técnicas e exercícios de escrita criativa; desenvolver habilidades de escrita, como a construção de personagens, enredos e diálogos; estimular a expressão pessoal e a autenticidade na escrita; incentivar a leitura e a análise de textos de diferentes gêneros: narrativa longa, conto, crônica, poesia, texto infantil, texto juvenil, texto dramático. Cada um dos gêneros será tratado como trilha; e proporcionar um espaço de troca de ideias construtivas entre os participantes e profissionais da área.
A divulgação do resultado preliminar está prevista para 10 de dezembro. De 10 a 13 de dezembro, os candidatos podem entrar com recurso. Já o resultado final será divulgado no dia 15 de dezembro.
Leia o edital aqui e acesse o formulário de inscrição.
Para mais informações, é só entrar em contato pelo e-mail territó[email protected] e/ou acessar [email protected].
*Com informações do Ministério da Cultura
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato Paraíba
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)
Edição: Carolina Ferreira