Paraíba

CELEBRAÇÃO

Comunidade Quilombola do Ipiranga/Gurugi, no Conde (PB), recebe o 4º Encontro de Batuques da Paraíba

Aberto ao público e gratuito, o encontro será neste sábado (30) e domingo (1º), e reúne diversas expressões culturais

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Coco de Roda Novo Quilombo é atração confirmada nesta 4° edição do Encontro de Batuques da Paraíba. - Foto: Mateus Serrer.

Neste sábado (30) e domingo (1º), a Comunidade Quilombola do Ipiranga/Gurugi, no Conde (PB), recebe o 4º Encontro de Batuques da Paraíba, uma realização do Ponto de Cultura Maracastelo em parceria com a Mestra Ana Rodrigues e o Coco de Roda Novo Quilombo. O festival é gratuito e aberto ao público. 


Coletivo Maracastelo, fundado em 2014, em João Pessoa (PB). / Foto: Ana Clara.

O encontro celebra a inauguração, após quatro anos de luta, do novo Pavilhão do Coco de Roda Novo Quilombo, que será usado atividades do grupo e da comunidade. Além disso, o evento marca a última Festa do Coco Novo Quilombo do ano, realizada mensalmente desde 2010, e homenageia Jackson do Pandeiro e Dona Lenita, mestra do Coco de Roda Novo Quilombo, falecida em 2015.


Mestra Lenita será homenageada no encontro. Dona Lenita é mãe da Mestra Ana do Coco. / Divulgação.

A programação terá oficinas de cultura tradicionais da Paraíba, roda de conversas com mestres e mestras e brincantes, espetáculos, além de uma feira de artesanato e gastronomia. Também vai ter apresentação de diversos grupos culturais da Paraíba e de convidados dos estados do Ceará e Pernambuco.

Para o público chegar até a festa, a organização do evento vai disponibilizar ônibus gratuitos nos dois dias de evento. O ponto de encontro é a ECIT Presidente João Goulart, localizada no Castelo Branco, em João Pessoa. No sábado, o primeiro ônibus sai às 12h30 e o segundo às 15h, com retorno às 18h e às 2h. No domingo, o primeiro ônibus sai às 9h30 e o segundo às 12h30, com retorno às 17h30. 

Uma visita guiada ao Museu do Quilombo do Ipiranga abre a programação do encontro no sábado (30). O evento promoverá um intercâmbio cultural, com coco de roda, Toré Tabajara, maracatu, danças ciganas e brincantes. 

A ação é realizada com recurso da Lei Paulo Gustavo - Edital LPG - 1ª Regional de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB).

Maracastelo

O Maracastelo é um ponto de cultura reconhecido pelo Ministério da Cultura (MinC) e atua no estado da Paraíba desde 2014. Com ações voltadas à comunidade e oferecidas gratuitamente, promove eventos culturais, formações, workshops, formando jovens produtores culturais, criando público para as expressões artísticas tradicionais, difundindo o maracatu de baque virado, valorizando a cultura popular e transformando a cena cultural paraibana. Também realiza projetos na educação em parceria com escolas, instituições não governamentais, institutos federais e universidades públicas.

Coco de Roda Novo Quilombo

O grupo de Coco de Roda Novo Quilombo foi fundado em 1984 no Conde, litoral paraibano, e tem como estilo o tradicional "Coco Praieiro". É liderado pela Mestra Ana Rodrigues, também referência comunitária tal qual sua mãe, Dona Lenita, de quem herdou a brincadeira. Ana Rodrigues é legítima representante da tradição paraibana por todo o território nacional, sendo reconhecida pelo Ministério da Cultura em 2010 e 2017, por meio dos prêmios Leandro Gomes de Barros e do Prêmio Cultura Viva - Mestra Teresa. Mantém ativa há 10 anos a Festa do Coco do Quilombo Ipiranga, sendo o grupo um dos grandes responsáveis pela difusão, transmissão e salvaguarda dessa cultura centenária nas comunidades, municípios e Paraíba.

Programação

30 de novembro (sábado)


Primeiro dia do evento. / Divulgação.

1º de dezembro (domingo)


Segundo dia do evento. / Divulgação.

*Com informações da Comunicação do Maracastelo

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato Paraíba
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Carolina Ferreira