A Feira Agroecológica Ecovárzea celebra, no próximo dia 29 de novembro, seu 23º aniversário, reafirmando o compromisso com a alimentação saudável e o fortalecimento da economia solidária. Desde sua criação em 1997, a Ecovárzea tem sido um espaço de convivência e troca, não apenas entre os agricultores e agricultoras da Várzea Paraibana, mas também com a comunidade que a prestigia todas as semanas.
“É um espaço de geração de renda. É uma forma diferenciada de produzir, pois cuida do meio ambiente e tem preocupação com a alimentação saudável. Então, é prazeroso para quem produz e para quem consome. A feira traz o espírito da solidariedade”, comenta Jacia, presidente da Ecovárzea, destacando o impacto positivo da feira para todos os envolvidos.
Com produtos livres de agrotóxicos, a feira oferece alternativas à produção desmedida do agronegócio, proporcionando alimentos frescos, saudáveis e de qualidade. Ao longo desses 23 anos, a Ecovárzea tem sido um ponto de resistência ao modelo de monocultura e exploração da terra, além de promover uma convivência comunitária que valoriza a troca solidária entre os feirantes e os consumidores.
"Quero agradecer a todos os nossos clientes por fazerem parte da nossa vida e a todos os agricultores e agricultoras da Várzea Paraibana que integram a Ecovarzea. Com muito carinho, agradeço às mulheres guerreiras e aos homens guerreiros. Sabemos que não é fácil estar nesse processo, pois, como seres humanos, todos somos falhos, mas nosso objetivo é melhorar a vida e a saúde de cada um, plantando, produzindo e levando alimentos frescos para a mesa de cada cliente", reafirma Jácia.
Além de sua presença semanal na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde ocorre todas as sextas-feiras, a feira também mantém pontos fixos em Sapé, no município de Cruz do Espírito Santo, e no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em João Pessoa. A Ecovárzea segue cumprindo seu papel social e ambiental, oferecendo uma alternativa saudável e sustentável para aqueles que buscam alimentos livres de agrotóxicos, em um espaço que celebra a vida no campo e a solidariedade entre os envolvidos.
"Agradecemos profundamente. Nossa história é linda, com muitas perdas, mas também com muitos ganhos. Perdemos pessoas muito queridas, mas elas continuam em nossas vidas. A história da Ecovarzea é feita de cada um e de cada uma das mulheres que fazem parte desse movimento. É um agradecimento imenso a todos que fazem parte da Ecovarzea. Nossa trajetória é marcada por muito fortalecimento coletivo", arremata ela.
Em 2001, a CPT organizou a primeira feira agroecológica, inicialmente instalada no bairro de Mangabeira. No ano seguinte, em 2002, a feira foi transferida para o campus da UFPB, onde permanece até hoje. Portanto, a feira agroecológica da Ecovárzea existe há 23 anos, sendo 22 deles funcionando na UFPB.
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)
Edição: Cida Alves