Paraíba

POESIA

Paraíba fomenta literatura com o lançamento de 'Todo Peso do Mundo se Desdobra em Água'

Primeiro livro de poesias de Curva de Ryo será lançado nesta terça (10) com evento gratuito na Casa Furtacor, em JP

João Pessoa (PB) |
A autora Curva de Ryo nasceu no Mato Grosso do Sul, e vive e trabalha na Paraíba. - Foto: Natália Di Lorenzo.

A literatura brasileira ganha novos ares com o lançamento de Todo Peso do Mundo se Desdobra em Água, obra de estreia da poeta e diretora de arte Curva de Ryo, radicada na Paraíba. O evento de lançamento acontece na próxima terça-feira (10), às 19h, na Casa Furtacor, em João Pessoa, e é aberto ao público. Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos aqui

O livro explora as relações humanas e com o meio ambiente, com versos inspirados pela espiritualidade, pela natureza e pelas vivências pessoais da autora. Em sua escrita, Curva de Ryo combina sutileza e força, evocando as nuances do elemento água, que atravessa tanto a obra quanto sua trajetória pessoal.

“Eu venho do Pantanal, que é um grande aquífero, então tenho uma relação profunda com a água desde sempre. Até mesmo na minha astrologia, vários planetas são regidos por esse elemento. A incerteza da ‘curva de rio’, expressão pantaneira associada a mulheres autônomas e imprevisíveis, foi ressignificada no meu nome artístico. Assumo essa beleza imprecisa da água como força criativa e inspiração”, conta Curva.


A autora sugere que o público use roupa azul no evento / Divulgação.

O livro também se destaca pela experimentação estética. Curva utiliza recursos da poesia concreta para engajar o leitor não apenas com as palavras, mas também com o movimento físico e visual da obra. “Gosto de pensar que a leitura não é estática. Há poesias minhas que convidam o leitor a mover o corpo ou o próprio livro”, explica a autora.

Curva escolheu a poesia como meio de expressão por sua capacidade de abarcar múltiplos sentidos e prismas, permitindo que a subjetividade aflore sem as limitações das respostas diretas. “Meu raciocínio é mais imagético e subjetivo. A poesia me ajuda a comunicar o que sinto e pensar o mundo de forma expansiva.”

A construção do livro contou com a colaboração de mulheres talentosas e reconhecidas no cenário artístico da Paraíba, consolidando uma obra que reflete a sensibilidade e a força coletiva de sua equipe. “Eu tinha muitas ideias do que queria e o livro saiu exatamente como imaginei. Trabalhei com uma equipe só de mulheres, que foram essenciais e extremamente sensíveis para materializar essa obra”, destaca Curva.

O projeto tem curadoria de Débora Gil, ilustrações de Vanessa Dedoverde, e diagramação e capa de Tainá Lima. O livro contou com o fomento da Lei Paulo Gustavo da Paraíba.

Serviço

Lançamento do livro Todo Peso do Mundo se Desdobra em Água
Data: 10 de dezembro (terça-feira), às 19h
Local: Casa Furtacor - Av. São Rafael, 376 - Castelo Branco João Pessoa
Ingressos: gratuitos, disponíveis em bit.ly/todopesoemaguaparaiba
Sugestão de traje: roupas azuis

*assessoria de comunicação

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato Paraíba
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Carolina Ferreira