Nesta quarta-feira (18), liderados pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba, bancárias e bancários do Bradesco realizam ato público e adiam a abertura do expediente ao público na agência Duque de Caxias, em João Pessoa, até às 12h. Os trabalhadores e trabalhadores protestam contra o fechamento de agências físicas e postos de atendimento, o aumento do número de clientes e a demissão de bancários.
Esses problemas "sobrecarregam os que continuam trabalhando sob pressão, adoecendo e até sendo demitidos quando se afastam para tratamento de saúde ocupacional adquirida quando estão trabalhando para aumentar os lucros do banco", relata, em nota, o sindicato.
De janeiro a setembro, o Bradesco teve um lucro líquido de R$ 14,2 bilhões. Entretanto, conforme o sindicato, em 12 meses o banco afastou 2.084 bancárias e bancários, fechou 399 agências e 734 postos de atendimento, enquanto aumentou a base de clientes que chegou a 108 milhões em setembro.
"Ao Bradesco só importa o lucro pelo lucro, sem nenhuma responsabilidade social. Mais clientes, menos agências e menos funcionários significa atendimento precarizado e longas filas. As bancárias e os bancários se empenham em dar o melhor de si no trabalho, mas não conseguem prestar o atendimento de qualidade que os clientes, que pagam tarifas e juros altíssimos, merecem", afirma.
O Sindicato dos Bancários da Paraíba salienta ainda que os "clientes e bancários exigem e merecem respeito".
*Com informações da assessoria
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do jornal Brasil de Fato Paraíba
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)
Edição: Carolina Ferreira