Paraíba

AGORA É OFICIAL

Greve dos motoristas de ônibus de João Pessoa começa nesta segunda (27)

Paralisação foi decretada através de publicação de edital, em Diário Oficial da Paraíba, nesta quinta (23)

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Durante paralisação realizada pelos motoristas de ônibus de João Pessoa, no útlimo dia 15 de janeiro de 2024. - Divulgação do Sindicato dos Motoristas da PB

Foi publicado no Diário Oficial do Estado da Paraíba desta quinta (23) edital de greve do Sindicato dos Motoristas da Paraíba, por tempo indeterminado, no prazo de 72 horas a contar da data de publicação da comunicação. O edital, do Sindicato dos Motoristas, também garante o funcionamento de 30% a frota de ônibus da capital paraibana.

Confira o texto do edital a seguir:


Imagem do edital de greve dos motoristas publicado, nesta quinta (23), no Diário Oficial da Paraíba. / Reprodução

O Sindicato dos Motoristas da Paraíba anunciou o início de greve da categoria para esta segunda (27). Segundo o presidente do Sindicato, Ronne Nunes, a categoria quer 15% de reajuste salarial, enquanto os empresários propuseram um reajuste de 3%.

A passagem dos ônibus de João Pessoa teve um aumento de 6,7%, saindo de R$ 4,90 para R$ 5,20 no último dia 13 de janeiro, mesmo assim o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP) afirma não ter condição de conceder aumento aos motoristas. Nesta quarta-feira (22), a Justiça do Trabalho negou um pedido do Sintur-JP para torna a greve dos motoristas ilegal.

Além do reajuste dos salários, os motoristas também reivindicam o retorno do vale-alimentação, retirado da categoria desde 2019.

Edição: Heloisa de Sousa